Política de Privacidade

Quais dados pessoais a Rapid Fiber coleta e para quais finalidades eles são utilizados? 
Dados Cadastrais:

• Quais Dados: nome, e-mail, endereço, telefone, CPF, RG, data de nascimento e gênero.
• Finalidades: são importantes para algumas ações, como preenchimento do seu contrato de serviço, criação de credenciais para utilização de nossos aplicativos, emissão de nota fiscal e também para nos comunicarmos com você..

Dados de Pagamento:

• Quais Dados: dados bancários ou de cartões de crédito e débito, inclusive por meio de parceiros com as certificações de segurança aplicáveis.
• Finalidades: usados somente para efetuar a cobrança pelos serviços de telecomunicações ou outros serviços que você tenha contratado através da Rapid Fiber.

Dados de Localização:

• Finalidades: são importantes para a formação do seu perfil de crédito pela Rapid Fiber e por parceiros que desempenham atividades relacionadas à proteção ao crédito e prevenção à fraude. Esses serviços estão descritos no ponto 5 da presente Política de Privacidade; prognóstico para elegibilidade de consumidores a descontos, no prêmio de seguros, junto a seguradoras parceiras da Rapid Fiber.

Registros de Conexão à Internet:

• Quais Dados: informações relativas à data e hora de início e término de uma conexão à internet, sua duração e o endereço IP utilizado pelo terminal para o envio e recebimento de pacotes de dados.
• Finalidades: Cumprimento de obrigações regulatórias previstas na Lei 13.965/14, o Marco Civil da Internet (MCI). Requisições de acesso aos registros de conexão só são concedidas nos termos do Marco Civil da Internet (MCI), sempre através de determinação judicial.

Registros de Acesso a Aplicações da Rapid Fiber:

Quais Dados: o conjunto de informações referentes à data e hora de uso de uma determinada aplicação de internet a partir de um determinado endereço IP.
Finalidades: Cumprimento de obrigações regulatórias previstas na Lei 13.965/14, o Marco Civil da Internet (MCI). Requisições de alcance ao registro de acesso a aplicações Rapid Fiber só serão concedidas nos termos do Marco Civil da Internet (MCI), sempre através de determinação judicial.

Fotografia e Dados Biométricos:

• Quais Dados: solicitação de sua imagem em documentos como RG(registro Geral) ou CNH(Carteira nacional de Transito).
• Finalidades: auxiliar na autenticação e evitar que outras pessoas se passem por você.
Além disso, a Rapid Fiber poderá receber dados de terceiros como, por exemplo, através da portabilidade numérica; do nosso órgão regulador (Anatel) para atendimentos de demandas de clientes, de entidades de Consumidores, como Procon, a fim de identificar demandas direcionadas à esses órgãos, bem como de Autoridades Administrativas e Judiciais que direcionam requisições para que a Rapid Fiber preste informações.


E os dados pessoais sensíveis?

A Rapid Fiber não trata dados pessoais sobre sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização religiosa, filosófica ou política, dado referente à sua saúde ou à sua vida sexual.

Coletamos dado biométrico para evitar fraudes, da seguinte maneira: em certos casos, coletamos sua fotografia no autoatendimento e nas lojas para fins de comparação com a foto do seu documento. Na análise, também é feita a avaliação chamada “documentoscopia”, na qual verifica-se a autenticidade do documento.


A Rapid Fiber trata dados de menores de idade?

A Rapid Fiber não permite a contratação de serviço por menores de idade. Entretanto, eventualmente dados de menores poderão ser tratados para determinados fins, por exemplo, no caso de parcerias comerciais que possam abranger tal público. Nessas hipóteses, a Rapid Fiber esclarece aos responsáveis sobre todos os elementos necessários para o referido tratamento.


Quais produtos da Rapid Fiber são relacionados a crédito e prevenção à fraude?

Rapid Fiber Valida: é um produto que a Rapid Fiber pode usar se você procurar contratar nossos serviços ou quando quiser comprar algum produto ou serviço em uma empresa que seja cliente da Rapid Fiber. A Rapid Fiber Valida indica o percentual de chance de que um endereço fornecido para cadastro seja seu, com base na localização do número de celular fornecido. Se alguém estiver usando seus dados indevidamente, esse percentual será baixo. Com o Rapid Fiber Valida, não fornecemos seu endereço a outra empresa, mas apontamos as chances de que o endereço realmente seja seu e, assim, evitamos contratações indevidas em seu nome.


Rapid Fiber Alerta: é um produto que também pode ser usado para evitar fraudes com a utilização indevida de seus dados. Em um ambiente de acesso restrito, o Rapid Fiber Alerta apontará as situações de maior incidência de fraudes, como trocas de chips, trocas de aparelho e entrada em roaming internacional, procurando evitar que alguém se passe por você.


Rapid Fiber Score: é uma pontuação com valor de 0 a 1000, calculado por nossos sistemas automatizados e de detecção de padrões, com base em seu histórico junto à Rapid Fiber.


E se você for potencial cliente Rapid Fiber? Como são tratados os dados?

Se você entrou em contato com nossa Central de Vendas em busca da contratação de um produto ou serviço, mas interrompeu a contratação, o seu contato fica registrado e podemos entrar em contato para entender melhor como podemos ajudar.


Da mesma forma, se você entrar em algum de nossos sites e escolher alguns produtos, mas abandonar o carrinho, vamos lembrá-lo a respeito dessa intenção de compra para confirmar se você mantém o interesse.


Obtemos informações de empresas com bases de dados legítimas e de procedência adequada, para buscar trazer novos clientes para a Rapid Fiber.


Temos agentes autorizados, que vendem produtos e serviços da Rapid Fiber e realizam atendimento conforme previsto na regulamentação. Eles também prospectam clientes e são orientados a seguir as boas práticas relacionadas.


Por quanto tempo a Rapid Fiber trata seus dados e onde?

A Rapid Fober trata seus dados pelo tempo que durar a prestação dos seus serviços, mas também precisa manter seus dados após o término da sua relação com a Rapid Fiber para cumprir com a lei, como nos casos em que seja necessário fornecer dados às autoridades públicas ou mesmo realização de defesa em processos judiciais.


Alguns exemplos de prazos de retenção pela Rapid Fiber são:


• seis meses – registros de acesso a Funcionalidades de internet nos aplicativos próprios da Rapid Fiber;
• um ano – registros de conexão à internet, sendo que não guardará os registros de acesso a funcionalidades de internet;
• um ano e três meses – gravação da interação entre consumidor e atendente no SAC;


A Rapid Fiber armazena os dados de forma segura e com rígido controle de acesso. Esses dados encontram-se armazenados em seus servidores no data centerv situado na cidade de Penápolis.


Quem tem acesso aos seus dados na Rapid Fiber?

A Rapid Fiber possui Políticas de Acessos às informações somente aos colaboradores internos e prestadores de serviço permitidos a participar do tratamento de acordo com a necessidade para a prestação dos serviços, no limite necessário de cada um, baseados no critério de “mínimo privilégio” – least privilege.

Com quem a Rapid Fiber compartilha dados?
• LT PLAY+ – prestadora dos serviços de televisão por assinatura, por meio da tecnologia IPTV;
• Paramount Plus – prestadora dos serviços de streaming
• Leveduca – prestadora dos serviços de cursos profissionalizantes autorizados pelo MEC.

1. Empresas de Serviços Técnicos – Instalação e manutenção de serviços Rapid Fiber, como TV e Internet.
2. Empresas de Crédito e Cobrança – Realização de cobranças das faturas em aberto.
3. Empresas de Soluções de Crédito – Fornecimento de insumos para o desenvolvimento de produtos voltados à análise e concessão de crédito e soluções antifraude.
4. Empresas de Solução AntiFraude – Para fins de prevenção a fraude através de verificação de autenticidade de imagem em documentos e em fotos.
5. Parceiros de Análise de Dados – A fim de produzir relatórios desenvolvidos a partir de dados agregados e anonimizados
6. Parceiros de Publicidade – A fim de garantir que os serviços oferecidos por nossos parceiros sejam o mais adequados ao seu perfil. Suas preferências, que podem se basear: Nas ofertas contratadas e pesquisadas, que utilizamos para garantir que o produto ou serviço oferecido seja o mais adequado ao seu perfil.
7. Setor Público – A Rapid Fiber também compartilha dados pessoais com nosso órgão regulador — ANATEL —, mediante requisições de autoridades administrativas competentes, como Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Legislativa, em cumprimento às legislações específicas*; Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público Militar. E nas demais situações, através de cumprimento de decisões judiciais.
*Lei 12.830 de 20 de junho de 2013 (Lei dos Delegados); Art. 15 da Lei 12.850 de 02 de agosto de 2013 (Lei do Crime Organizado) e Art. 17-B da Lei 9613 de 03 de março de 2018 (Lavagem de Dinheiro) os quais o Delegado de polícia e o Ministério Público terão acesso, independente de autorização judicial, apenas aos dados cadastrais do investigado que informem exclusivamente a qualificação pessoal, a filiação e o endereço mantidos pela Justiça Eleitoral, empresas telefônicas, instituições financeiras, provedores de internet e administradoras de cartão de crédito; art. 13-A do Decreto-Lei 3689 de 03 de Outubro de 1941 que autoriza o Ministério Público e o Delegado de Polícia a requisitar dados e informações cadastrais da vítima ou de suspeitos e as requisições podem ser dirigidas a qualquer órgão público ou empresa de iniciativa privada e art. 269 do Regimento Interno da Câmara e Resolução 18 da Câmara dos Deputados de 18 dezembro de 2003.


Quais são os seus direitos em relação aos seus dados pessoais?

1. Confirmação da existência de tratamento: você pode querer saber se a Rapid Fiber trata seus dados. Se você for cliente, tiver sido cliente recentemente ou estiver no processo de contratação de serviços Rapid Fiber, essa resposta será sempre sim.
2. Direito de acesso: você pode querer saber quais informações a Rapid Fiber tem a seu respeito e obter informações sobre o tratamento.
3. Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: você poderá entrar nos canais de atendimento da Rapid Fiber e solicitar a correção dos seus dados que estiverem incompletos, inexatos ou desatualizados.

Medidas de Segurança: Como a Rapid Fiber protege seus dados?

A Rapid Fiber utiliza:


• soluções e medidas técnicas de segurança, visando preservar a inviolabilidade dos dados compatíveis com os padrões internacionais e com as boas práticas do setor;


• medidas de segurança apropriadas na atuação contra os riscos de perda acidental ou ilegal, alteração, divulgação ou acesso não autorizado.


Apesar das medidas de segurança que a Rapid Fiber vem implementando e aprimorando ao longo dos anos, pessoas mal-intencionadas sempre poderão buscar tirar vantagem e realizar fraudes. É importante que você esteja sempre atento aos cuidados que precisa tomar com os seus dados.


Nós nos esforçamos para proteger os dados que guardamos em nossos registros, contudo, nós não podemos garantir a mais completa segurança. O acesso ou uso não autorizado, a falha do hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos dados a qualquer tempo.


Destacamos que a transmissão de dados pela internet não é completamente segura por diversos fatores, incluindo fatores de rede e de operação, e a Rapid Fiber não tem como garantir a completa segurança dos dados transmitidos. Apesar de fazermos o nosso melhor para proteger os seus dados, nós não podemos garantir a segurança dos dados transmitidos para nossas plataformas.


Uma vez recebidos dados pela Rapid Fiber, nós nos comprometemos a assegurar que tais dados estarão seguros. Para prevenir o acesso ou divulgação não autorizada dos seus dados, implementamos procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para assegurar e proteger os dados que coletamos.